Com recuo de exportações preços da soja cai no Brasil
Estoque de passagem da safra 21/22 deve somar 22,7 milhões
Os preços da soja caíram nos Estados Unidos e no Brasil nos últimos dias, devido à redução das transações internacionais da oleaginosa, que resultou em maior volume de estoque de passagem (da safra 2021/22) em relação à quantidade estimada até o mês passado.
Segundo o relatório do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), as recentes chuvas no Hemisfério Norte beneficiaram as lavouras em desenvolvimento, aliviando as tensões dos produtores. A queda nas transações internacionais se deve à menor demanda da China, que deve importar 90 milhões de toneladas na safra 2021/22, quase 10% abaixo da safra passada e o menor volume das últimas três temporadas.
Conforme o relatório de oferta e demanda do USDA, divulgado no último dia 12, o estoque de passagem da safra 2021/22 no Brasil (que se encerra em setembro deste ano) deve somar 22,7 milhões de toneladas, volume 22,77% inferior ao da safra anterior, mas ainda 1,1% superior ao estimado em julho pelo USDA. Isso se deve às estimativas de recuo na exportação brasileira nesta temporada, prevista em 80 milhões de toneladas, 1,2% abaixo do relatório do mês passado e 2% inferior à quantidade embarcada na temporada 2020/21.
Com informações do Cepea
Foto capa R.R Rufino